Feedback - mentoria

A mentoria é um sistema que pretende melhorar o desempenho e resultados no processo de ensino-aprendizagem.
Neste sistema, quer o mentor quer o aquele que é alvo da mentoria, ambos beneficiam no decurso do processo.
Ter professores ou colegas mais experientes como mentores permite aos menos experientes em determinada escola beneficiar de algum aconselhamento e orientação.
Do mesmo modo, permite que colegas mais graduados beneficiem de perspetivas novas e diferentes acerca do processo de ensino-aprendizagem.

A mentoria é um processo com duas direções, quer se opte pela Mentoria Individual ou Mentoria de Grupo. Pode iniciar-se a partir do feedback recebido com a aplicação do questionário na turma.

 

Mentoria Individual

A mentoria individual processa-se entre professores novos em determinada escola e mentores bem preparados para prestar apoio numa parceria de confiança, respeito e confidencialidade. Trata-se de um modo efetivo de promoção do progresso e desenvolvimento de profissionais na sua carreira. O mentor recorre a experiências pessoais semelhantes para ganhar a empatia daquele que orienta e melhor compreender as suas questões. Reúnem com regularidade, formal e informalmente.

O mentor deve ajudar o mentorado a acreditar em si próprio e incrementar a sua confiança. Deve colocar questões e desafiar, ao mesmo tempo que orienta e encoraja. Trata-se de consciencializar o mentorado, de fazê-lo assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento profissional, de modo a orientá-lo na direção pretendida, ao invés de o deixar ao acaso.

Numa reunião inicial, o mentor e o mentorado acordam e formalizam um plano de desenvolvimento. Ao longo do ano letivo, o mentor assiste a várias aulas, todas elas alvo de discussão em sessões de feedback. Como resultado, é traçado um plano de ação pessoal, centrado na exploração e experimentação de novas ideias e estratégias ao nível da planificação, orientação, gestão, design dos recursos de aula e da avaliação.

É interessante verificar como o mentor vai também aprendendo mais sobre si próprio.
A mentoria não afeta apenas aquele que a recebe; é uma oportunidade de aprendizagem e de crescimento mútuos.

 

Mentoria de Grupo

A mentoria de grupo é um método de partilha de resultados dos questionários entre professores, que se reúnem para esse efeito. O desenvolvimento profissional do professor leva tempo, pelo que estas reuniões constituem um processo contínuo (pelo menos, uma por mês). O principal objetivo é reforçar a competência profissional do professor; ao mesmo tempo, representa uma aprendizagem para a vida. Este método pode ser descrito como um “café pedagógico”, em que os professores se reúnem, discutem e partilham as suas experiências, num ambiente aberto e harmonioso.

A mentoria de grupo serve o propósito de partilha e de reflexão de experiências, por parte dos professores, de discussão sobre problemas e desafios com que os mesmos se deparam na sua atividade profissional. Trata-se de ouvir, de encorajar-se mutuamente e, sobretudo, de aprender com cada um e conjuntamente.

 

>> Mentoring word

 

Referências

DEKETELAERE, A., e.a.,  Samen voor de spiegel. Een werkboek over de begeleiding van beginnende leraren, (Cahier voor Didactiek 17), Plantyn, Mechelen, 2004.
CAUTREELS, P., Met beginnende leraren op weg naar professionaliteit, Plantyn, Mechelen, 2008.
VAN PETEGEM, P,. e.a. Leraren leren van leerlingen: instrument voor zelfevaluatie door leraren,Plantyn, Mechelen, 2008